terça-feira, 17 de julho de 2012

Vitimas da hipocrisia alheia.



Alguém sabe quem é Minas Avagyan?
Não?

E o Hayk Tashchyan?
Também não?

Normal, eu também não conhecia. Até que ontem á noite abri um grande portal da internet e visualizei o nome dos dois esportistas.

 Não. Não estou me referindo á nenhum gigante do basquete; Nenhum adversário de Usain Bolt, muito menos do novo reforço da diretoria de marketing de nenhum clube grande paulista.

Os nomes citados acima são de dois pugilistas, dois lutadores de MMA.
Normal?
Não, pois se trata de dois meninos. Um de sete e outro de seis anos.

Mas vamos contar a história nos seus mínimos detalhes.

As duas crianças, repito, CRIANÇAS, são da Armênia.

Minas tem seis anos e vinte e um quilos, enquanto Hayk tem sete anos e vinte e cinco quilos.

Já na pesagem há uma encarada que reflete a atuação dos chamados “profissionais” do MMA.
  Fica evidente a forçação de barra das crianças, para expelirem de seu rosto algum tipo de raiva; A inocência de criança, mesmo que tentada de varias maneiras ser sobrepujada, ainda sobrevive.

No começo da luta Hayk entra primeiro carregado nos ombros. Talvez esse seja até seu pai, que carrega o filho com o orgulho de estar carregando um troféu, uma mina de ouro.

Depois entra Minas, que carrega em seu ombro uma bandeira do país.
Como um herói nacional, desfila pelo octógono tremulando o símbolo vernáculo. Como se possuísse a obrigação de derrotar seu oponente para salvar a pátria.

Ao fundo, centenas de pessoas apreciam suas cervejas, provavelmente esperando que o “lutador” em qual apostou derrote da forma mais visível possível, o seu adversário.
Ainda antes de começar, Minas é chamado na tela por alguém, que parece dar-lhe dicas, ensinando-lhe como dar um soco, como bater em alguém.

O silêncio toma conta da plateia e a selvageria começa.

Na primeira tentativa de socar de Hayk, Minas esquiva-se e derruba o adversário...
A partir daí dezenas de cambalhotas acontecem, sempre com o grito de técnicos e espectadores.
 Em seguida, Minas acerta três golpes no estomago de Hayk, que tenta escapar, mas acaba caindo na imobilização do “oponente”; Hayk bate.

Minas levanta, e envenenado pela hipocrisia de gritos da plateia sobe na tela e aponta para uma “tatuagem” que possui nas costas com o seu nome, como quem dissesse “ eu sou o cara”.

Minas volta para o octógono e interpreta como se estivesse enterrando o seu adversário.

Minas é dado como campeão.

Isso é o que vocês chamam de esporte?
 
Esporte não deveria fazer bem pra saúde?

Desculpem-me mas não consigo chamar de esportes e muito menos olhar com bons olhos algo que estimula duas crianças, a entrar em uma jaula para lutar, aplaudida por centenas de espectadores.
  
Crianças que deveriam estar jogando bolica, trocando figurinhas...
Ou eu que sou muito antiquado...









4 comentários:

  1. Sabia que não sairia coisa boa desse vídeo, a repercussão está à mil!
    Acho que um pouco de bom senso é válido nessas horas.
    Claro que os antiquados (como se deniminou o autor do texto) já partem para a “agressão” ao ESPORTE MMA. Insistem em dizer que não é esporte. Mentes fechadas. O MMA continuará ganhando seu espaço, queiram ou nao.
    O problema é que como em qualquer esporte, existem fissurados que se deixam levar, talvez pelo fanatismo, e acabam distorcendo e passando por cima de alguns valores. Me refiro ao caso da formação de MINI atletas.
    Um exemplo simples que mostra claramente isso acontece na GINÁSTICA OLÍMPICA. Todos sabemos do esforço e sofrimento que passam crianças que estão sendo moldadas (queiram ou não) para virarem atletas de ponta… PRA MIM, É A MESMA COISA, E ESTÁ ERRADO.
    Agora eu quero ver alguem controlar esses pais (talvez os culpados) descompensados.

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de dizer que sou fã de MMA, como deu pra reparar, mas também que sou muito mais fã de futebol, onde acompanhamos exemplos parecidos ou talvez piores. Nunca lutei, mas joguei futebol minha vida inteira, e atualmente jogo na liga de society do RJ (só pra mostrar o quanto gosto do esporte). Pra mim, fica bem claro que esse tipo de problema vem de dentro de casa!
    Apenas assinei como anonimo pois nao possuo esses perfis. Deixe o esporte MMA ganhar seu espaço, sem confundir certas atitudes.
    Rafael.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecido pela visita e pelo comentário.
      Esse espaço é livre justamente para isso, para pessoas expor suas opniões, contra ou á favor, do tema relacionado.
      Concordo que não podemos generalizar, e também sou contra a formação dos minis atletas, tais quais você se refere,mas me refiro no texto, que esse vídeo é o reflexo do barulho, que estão fazendo com essa "modalidade", que surgiu do nada e, infelizmente tenho que concordar com você, vai ganhar espaço no Brasil e no mundo.
      É uma violência legalizada.
      Já não bastava a violência nas ruas, agora ela estará na sua televisão, todo sábado a noite, ao vivo ou não.

      Excluir
  3. olha o pão e circo de novo
    hahaha

    Pô cadê a beleza do esporte,os gestos,a performance,elegância,a
    surpresa a sutileza da coisa,esporte é arte não briga de egos

    daqui uns dias é MMA idosos,velhinhos tentando quebrar a chapa do outro tentando estourar a hernia de disco puts,crianças assim só podem ter nascido com controle remoto,pra mim é tão sem noção quanto
    ringue de galo

    ResponderExcluir