segunda-feira, 16 de julho de 2012

Um homem chamado Adenor.



Adenor Leonardo Bacchi, Codinome Tite.
  
 Começou no futebol em 1978, pelo Caxias; Passou pelo Esportivo de Bento Gonçalves, e pela Portuguesa, mas chegou ao apogeu de sua carreira pelo Guarani, onde foi vice Campeão Brasileiro em 1986 e 1987, além do vice no Paulista de 88.

 Porém, foi obrigado a abandonar as quatro linhas mais cedo do que almejava, no fim da década de 80, sofrendo com varias lesões, inclusive uma ruptura de ligamento, que fez com que Tite perdesse até hoje o 100% do movimento em uma das pernas.

 Entretanto, no inicio de 90, Adenor, apenas com 28 anos, já principiava sua carreira de técnico de Futebol.

 O clube? O modesto Guarani de Garibaldi. Depois de passar por Veranópolis, Ypiranga e Juventude, no inicio do ano 2000, Tite assinou sua volta ao time que o revelou para o futebol, o Caxias do Sul.

Foi lá que Tite conquistou seu primeiro título de expressão. O Gauchão do mesmo ano, em cima do Gigante Grêmio, fazendo a festa em pleno Olímpico.

 Estádio que abrigaria Tite um ano depois; Contratado pelo Grêmio, Adenor fez história.

Levou o tricolor gaúcho ao título estadual daquele ano e também a ser campeão da Copa do Brasil de 2001.

Com o título, Tite ingressaria pela primeira vez em uma competição continental, a Libertadores de 2002.

 Na primeira fase o tricolor foi bem, concluiu em primeiro do grupo, com 12 pontos, tendo como adversários primários o Cienciano, o 12 de October e o Oriente Petrolero.

 Nas oitavas de finais, o time de Adenor encarou, naquele tempo, o temido River Plate; Vitória na Argentina por 2 á 1, e goleada no Olímpico por 4 á 0.

Nas quartas, o adversário era o Nacional do Uruguai, que vinha de eliminar o América de Cali, um time respeitado no inicio da década passada, no primeiro jogo, um á zero no Olímpico, na volta no Uruguai, 1á1, e vaga nas semifinais garantida.
O oponente seria o tradicional Olímpia-PAR.

Depois de perder no Paraguai, por 3 á 2, o tricolor venceu no Olímpico por 1 á 0 e levou a decisão para os pênaltis, porém o sonho do primeiro título continental de Tite seria adiado pela fraca qualidade do árbitro e pela péssima cobrança de Rodrigo Fabri.



 No mesmo ano o grêmio ainda seria quarto colocado no Brasileirão.

A trajetória de Tite pelo tricolor acabaria em 2003.

Saindo do tricolor, assumiu o São Caetano, onde ficou até meados de 2004; Quando foi contratado pelo Corinthians.

Pegou o time paulista em 18°colocado e levou o clube até a quinta posição.
  
2005 começou e com ele veio a parceria do clube paulista com a suja empresa MSI, coordenada no Brasil, pelo Iraniano Kia sei lá o que.

O iraniano não gostava do trabalho de Tite e Tite não gostava do caráter de Kia, (coisa que nunca fez questão de esconder), e depois de perder por um á zero para o São Paulo, pelo paulistão, Tite deixaria o Corinthians e seguiria sua carreira, agora no Atlético/MG.

No galo, Tite não conseguiu implantar um bom trabalho, pelo menos em questão de resultados, Tite foi demitido em Agosto, e o Atlético acabou rebaixado.

Após isso assumiu o Palmeiras, aonde pegou um time em crise e em queda livre no campeonato, conseguiu sete vitórias, cinco empates e apenas uma derrota.

Mas, mais uma vez o caráter de Tite, conflitou com a falta do mesmo adjetivo de Salvador Hugo Palaia, naquele momento dirigente do clube.


Em seguida, Tite foi para o mundo árabe, comandante do Al Ain, do EAU, Tite foi demitido, após seis meses, 25 partidas, 13 vitória, seis empates e seis derrotas, por não concordar em relacionar para o time um jogador da seleção do país.

Em 2008, Adenor assumiu o Internacional, aonde foi muito vitorioso.
Conquistou a Sul-Americana 2008, o Gauchão 2009, e a Copa Suruga de 2009, ainda foi vice da Recopa, e vice da Copa do Brasil.



 No Brasileiro, começou bem, mas oscilou e acabou com o contrato rescindido.
Após sair do sul, Adenor voltou ao mundo árabe, agora dirigindo o AL- Wahda, mas ficou por apenas três partidas, quando pediu para sair para assumir o time Corintiano novamente.

No Corinthians, foi terceiro colocado no brasileirão de 2010, posição que rendeu ao Corinthians vaga para a disputa da pré-Libertadores do ano seguinte.

O adversário era o modesto Tolima, e a histórica eliminação, deixou o técnico na corda bamba.



Mantido no cargo, Tite levou o Corinthians ao vice campeonato do Paulistão perdendo para o Santos na final.


 O primeiro título com o clube veio no Brasileiro de 2011.
Montador de um time “acertadinho” e gigante na defesa, Tite conquistava seu primeiro título de campeão Brasileiro.



Em 2012, o Corinthians dividia suas forças entre Libertadores e Paulistão. No estadual, o Corinthians parou nas quartas de final, em mais uma eliminação inesperada contra a Ponte Preta.

 
Já na Libertadores, o time foi perfeito e, de forma invicta, conquistou o inédito título de Campeão da América.



Tite é um dos poucos “homens honestos” que existem nessa sujeira, (politicamente falando), que insistimos em chamar de futebol.

 Como descrevi acima, nunca deixou de fazer o que considerava honesto, por interesse de comandantes sujos e imorais.

Simplesmente um vencedor.

Um Homem chamado Adenor.

(Publiquei isso, não por alguma forma de parcialidade, ou em alguma tentativa de tomar partido à algum time, simplesmente resolvi demonstrar que existem, mesmo que raros, ou melhor, raríssimos, homens de bem nesse “negócio”, nesse teatro de fantoches. Postarei também, futuramente, sobre outros comandantes.)




Nenhum comentário:

Postar um comentário