quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Fußball-Club Sankt Pauli



Que maneiras as tradições desse clube...

 Embora o time de futebol não tenha nunca conseguido notáveis sucessos em campo, é largamente reconhecido como uma cultura única, portanto, a esquadra goza de uma gigante popularidade de time cultuado mundo á fora.

 A notoriedade do talvez mais lendário e cultuado clube de futebol alemão, o FC St. Pauli, não é devido às belas goleadas, técnicas que decidem um jogo ou até mesmo o brilhantismo de seus jogadores.
   
 É um clube idolatrado e respeitado pelos fãs por sua história, dramaticamente recheada de altos e baixos, por sua criatividade em rebater frustrações.

 Desde sua fundação, em 1910, o FC St. Pauli está abrigado no bairro de mesmo nome, em Hamburgo, refletindo o caráter único dos moradores da região e lotando o estádio do Millerntor-Stadion, onde treina e costuma jogar.

 O St. Pauli também é conhecido como o clube de futebol que mais cultiva o rock n' roll no mundo, uma vez que a sua torcida, em dias de jogos, leva ao estádio guitarras e amplificadores para tocar clássicos do rock como AC/DC, Sex Pistols e outros. Tanto é que uma de suas canções entonadas é a música Hells Bells da banda de rock australiana AC/DC.



 Quantos clubes no mundo jogam com um uniforme marrom?
  Ou tocam “Hell’s Bells”, do AC/DC, quando o time entra em campo? Ou ainda mais: tocam “Song 2″, do Blur, quando sai gol?


 Sem falar que o presidente do clube, é homessexual assumido e "praticante". ( Nada contra, pelo contrário, mas me diga qual presidente de clube aqui no Brasil, teria peito para vir á publico, assumir a homossexualidade...).

 Mais uma "esquesitice" um tanto quanto anormal do time: eles se consideram campeões mundiais de clubes de 2001, já que bateram o campeão “oficial” (o Bayern de Munique, que levou o título em Yokohama sobre o Boca Juniors) no encontro das equipes pela temporada 2001/2002. O jogo aconteceu pouco depois da conquista do time bávaro no Japão. 



 Ademais, ressalta-se também que o St. Pauli possui em sua história um feito inédito dentre todas as torcidas da Alemanha, quando se tornou a primeira torcida de futebol a expulsar todos os adeptos e simpatizantes à ideologia nazista.

 É comum ver em dias de jogos, bandeiras com a imagem de uma suástica riscada, mostrando assim serem completamente contra qualquer atitude discriminatória e racista.

O clube está na segunda divisão alemã e vira e mexe está passando por problemas financeiros.

Clube gigante...


2 comentários:

  1. Gigante mesmo, muito legal esse clube, dizem que quando estava na terceira divisão chegava a levar 15 mil pessoas ao estádio quando a média era de 200. Também é interessante que o clube não tem um dono rico, o clube é dos torcedores, além disso, eles têm iniciativas filantrópicas como a “viva com água de Sankt Pauli” que arrecada fundos para aquisição de distribuição de água para as escolas de Cuba.
    Muito bom o post.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Muito agradecido pelo seu comentário.
    Realmente o clube é deveras interessante.
    Sem falar na camisa do time...
    De um lado é a n° 1, virando você terá a n°3.
    Genial...
    Abraços...

    ResponderExcluir