sábado, 12 de janeiro de 2013

Torino Football Club



Arque rival da poderosa Juventus, o Torino foi criado em 3 de dezembro de 1906 na Cervejaria Voigt, em Turim, por membros do extinto FC Torinese e dissidentes da Juventus. 
O Torino já teve uma das maiores equipes da história da Europa. o clube dominou o futebol do seu país durante a década de 1940, vencendo quatro campeonatos italianos em cinco temporadas, até a Tragédia de Superga.
Em 4 de maio de 1949, após disputar um amistoso contra o Benfica, em Lisboa, o avião que trazia a delegação da equipe italiana chocou-se contra a Basílica de Superga.
No mesmo dia da catástrofe, em honra ao brilhante Torino da época, a seus jogadores, técnicos e acompanhantes, declarou-se vencedor da Liga.
Nos funerais dos jogadores compareceram cerca de 500.000 pessoas, mas depois do luto nacional, e ante a comoção universal, a equipe juvenil substituiu por completo à equipe profissional para jogar as quatro partidas pendentes e conseguiram quatro vitórias.
Contra Genova, Palermo, Sampdoria e Fiorentina. Em um grande gesto de respeito, os quatro rivais também escalaram juvenis.
O acidente acabou com a base da seleção italiana, que disputaria a copa de 1950 no Brasil, viajando de navio (por conta do temor de nova tragédia aérea). A Itália foi eliminada na primeira fase.



Na década de 1960, surgiu um novo craque, Luigi Meroni,(ao lado), vindo do Genoa.

Meroni recolocou o Torino na lista dos maiores clubes europeus da época, devido ao seu grande talento.
Porém, pouco tempo depois, Meroni morreu atropelado por um torcedor fanático do Torino.




Em 1992 o Toro chegou à final da Copa UEFA, desclassificando o Real Madrid nas semifinais, contra o Ajax de Amsterdã, com quem empatou de 1 a 1 em Turim e 0 a 0 na Holanda , perdendo o título pelo pífio critério de desempate "gols fora-de-casa" .
Em 1993 foi campeão da Copa da Itália goleando a Roma na final por 5 a 2 .
Os últimos anos têm se caracterizado por constantes sobe-e-desce de divisão, tendo o Torino disputado a Serie B por 9 vezes depois da Tragédia do Superga. Em 2005, o clube foi a falência e voltou com o nome de Torino Football Club. No ano 2006 jogou na Serie B, mas venceu o play-off e voltou na Serie A em 2007.
 Em 2012 o Torino retornou à Série A após 3 anos de ausência da Elite do Futebol Italiano. Esse fato se deu ao Torino ter vencido o Modena por 2 a 0 na penúltima rodada, garantindo a classificação antecipadamente.



Atualmente o clube ocupa a 13ª colocação do torneio com vinte pontos, 24 atrás da lider Juventus e quatro á frente do Cagliari, primeiro rebaixado se o campeonato assim terminasse.

Classificação retirada do Site O GOL









Nenhum comentário:

Postar um comentário