sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Gimnasia y Esgrima La Plata



Fundado em 3 de junho de 1887, o Club de Gimnasia y Esgrima La Plata começou suas actividades desportivas com os dois desportos que formam seu nome: a ginástica e a esgrima. Depois agregar-se-iam atividades como tiro ao alvoatletismo e críquete, entre outras.
Logo ali iniciou-se a prática do futebol, que seria, ao longo de sua história, a principal atividade desportiva do clube.
A instituição mudou várias vezes de nome: de abril a dezembro de 1897 chamou-se Club de Esgrima, pois a esgrima era a única actividade que se praticava nesse momento.
 Em 17 de dezembro de 1897, volta a seu nome original: Club de Gimnasia y Esgrima.
 De julho de 1952 a 30 de setembro de 1955 foi denominado Club de Gimnasia y Esgrima de Eva Perón, devido à mudança de nome da própria cidade de La Plata, que passou a se chamar "Cidade Eva Perón" em 1952, após a morte de Eva Perón.


 Quando a cidade voltou a ser chamada de La Plata, durante o governo da Revolução Libertadora, o clube também retornou à sua denominação original. Entretanto, ficou indevidamente identificado legalmente como Club de Gimnasia y Esgrima de La Plata, erro reparado em 7 de agosto de 1964, após ser aprovado o novo estatuto.
Clássico Platense é como habitualmente se denomina ao encontro de futebol argentino onde se enfrentam os dois clubes desportivos mais importantes da cidade de La PlataGimnasia e Estudiantes .
O primeiro encontro oficial disputou-se o 27 de agosto de 1916, quando pelo campeonato da Primeira Divisão da Associação Argentina de Football, Gimnasia y Esgrima se impôs por 1x0.
Desde que se enfrentaram pela primeira vez em 14 de junho de 1931, por torneios oficiais organizados pela Associação do Futebol Argentino, disputaram 143 encontros: Estudiantes de La Plata obteve 49 vitórias enquanto o Gimnasia saiu vencedor em 44 oportunidades ainda houve 50 empates.
Atualmente o clube está na Primeira Divisão B da Argentina, equivalente a Segunda Divisão brasileira.
É quarto colocado com trinta pontos, um a menos que o Rosario Central, terceiro e último classificado ao play-offs se assim acabasse


 Retirada de Zero Zero





Nenhum comentário:

Postar um comentário