sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

L'altra Squadra




O Blog No Trocar das Linhas lança hoje a série “L’altra Squadra”.

Ás vezes, no futebol, quando possuímos em uma mesma cidade duas grandes equipes, uma acaba destacando-se mais que a outra, ou por motivos financeiros ou em números de conquistas.

Ao primo pobre resta o adjetivo de “A outra equipe de...”.

Posto hoje e nas nove próximas sextas-feiras dez “Primos pobres” do futebol Mundial.




Everton Football Club


O Everton foi fundado em 1878 e tem uma notável rivalidade com o 
Liverpool . A partida entre as duas equipes é conhecida como o Merseyside derby, e não só é o maior clássico da cidade como também um dos maiores da Inglaterra.
 O Liverpool foi fundado quatorze anos mais tarde do que o Everton, após uma discussão envolvendo o aluguel do estádio Anfield, antiga casa do Everton; desde então, o Everton passou a mandar os seus jogos no estádio Goodison Park.
O Everton foi originalmente fundado com o nome de St. Domingo em 1878, para que os frequentadores da paróquia da Igreja Metodista de São Domingo pudessem praticar uma atividade esportiva durante os meses mais frios.
 Um ano mais tarde, o clube foi renomeado Everton F.C., em referência ao distrito próximo de Everton, em Liverpool, o que motivou ainda mais as pessoas da paróquia a participar dos encontros. O clube foi um dos fundadores da Football League, em 1888, e venceu seu primeiro campeonato da Primeira Divisão em 1890-91. Ele também venceu a Copa da Inglaterra em 1905-06 e novamente o título da liga em 1914-15, mas foi só em 1927 que a primeira era de sucesso do Everton começou. Em 1925, o clube assinou com o jogador Dixie Dean,(Imagem ao lado),que na temporada 1927-28 estabeleceu o recorde de gols em uma única temporada do futebol inglês, 60 gols em 39 jogos da liga, um recorde que permanece até hoje, além de ajudar o Everton a alcançar o seu terceiro título da liga.
O Everton acabou rebaixado para a Segunda Divisão dois anos mais tarde, mas acabou ganhando o título e a promoção logo na primeira tentativa que teve. No seu retorno à elite, em 1931-32, o Everton não perdeu tempo em reafirmar seu status no futebol inglês, vencendo pela quarta vez o campeonato nacional logo na primeira oportunidade.
 O clube também ganhou sua segunda Copa da Inglaterra em 1932-33, após a vitória por 3-0 sobre o Manchester City na grande final.
  Essa era terminou em 1938-39, com a conquista do quinto título da liga. O advento da Segunda Guerra Mundial resultou na suspensão do campeonato, e, quando as competições oficiais reiniciaram, em 1946, aquele grupo campeão já se encontrava desmantelado e fraco em comparação ao período pré-guerra.
 O Everton foi rebaixado novamente em 1950-51 e não retornou à Primeira Divisão até a temporada 1953-54, quando terminaram com o vice-campeonato em sua terceira temporada na Segunda Divisão. Desde então, o clube nunca mais deixou a elite do futebol inglês.
 Na temporada 2008–09, o clube terminou a liga na quinta posição, assegurando pelo terceiro ano seguido sua vaga para as competições continentais

 Porém o maior momento do time naquele ano foi, sem dúvida, a disputa da final da FA Cup pela primeira vez desde 1995. Porém, na decisão realizada no Estádio de Wembley, o Chelsea FC acabou ficando com o título, após vencer a partida por 2-1.

No campeonato atual, o Everton aparece com 36 pontos, na quinta colocação. Posição que o levaria para a liga Europa.

A dois pontos do Chelsea, quarto colocado e a cinco pontos na frente do Liverpool, seu maior rival, e oitavo colocado.



Classificação retirada do site O Gol.



Nenhum comentário:

Postar um comentário