quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Um gigante adormecido!!!




Leeds United Association Football Club

Três vezes Campeão Inglês, os “Pavões” como são carinhosamente chamados pela gigante e apaixonada torcida, foi criado em 1904, com o nome de Leeds City FC, mas foi vergonhosamente obrigado pela Liga de Futebol Inglesa à fechar as portas, perante a acusações de pagamentos ilegais á jogadores durante a Primeira guerra Mundial.

"Refundado" somente em 1919, já como  Leeds United Association Football Club.

                                               

                                                            Primeiro escudo do Clube



Em 31 de março de 1920 o Leeds United foi considerado apto à disputar a Football League.

 Durante os anos seguintes, o Leeds consolidou sua posição na Segunda Divisão e, em 1924, conquistou esta competição, assim conseguindo a promoção para a Primeira Divisão do futebol inglês. Entretanto, a equipe não conseguiu se estabelecer e foi rebaixada na temporada 1926-1927.

Eles permaneceram na Segunda Divisão até 1955-1956, quando o Leeds conquistou mais uma promoção à Primeira Divisão, inspirados pelo galês John Charles. Contudo, Charles era sedento por sucesso no seu mais alto nível, e o então treinador do Leeds Raich Carter não conseguiu convencê-lo de que o Leeds poderia satisfazer a todas as suas ambições. Charles foi vendido para a Juventus de Turim pela soma recorde de £65,000;



A perda de um jogador tão importante para a estrutura do clube fez com que o Leeds entrasse em declínio, fazendo com que o clube fosse novamente rebaixado à Segunda Divisão em 1959-1960.

Em março de 1961, o clube contratou Don Revie como treinador. Sua administração começou em circunstâncias adversas: o clube encontrava-se em dificuldades financeiras e, em 1961-1962, apenas uma vitória no último jogo da temporada salvou o Leeds do rebaixamento para a Terceira Divisão.

 Revie colocou o time nos eixos, subindo para a Primeira Divisão em 1963-1964.
 Entre 1965 e 1974, o Leeds de Revie nunca terminou a Primeira Divisão longe das quatro primeiras colocações, vencendo a Liga por duas vezes (1968-1969 e 1973-1974), a FA Cup (1972), a Copa da Liga (1968) e duas “Inter-Cities Fairs Cup” (1968 e 1971), competição que precedeu a atual Liga Europa da UEFA.

Em contra mão ao sucesso, o Leeds “conquistou” uma inacreditável quantidade de vice-campeonatos; durante este período, o Leeds ficou em segundo lugar na Liga cinco vezes, perdeu três finais da FA Cup, ficou em segundo na Fairs Cup uma vez e perdeu uma final da Liga dos Campeões da UEFA.

 Nessa época a equipe do Leeds era conhecida como um dos melhores clubes do mundo, e a equipe de Revie é até hoje lembrada como um dos melhores times de futebol da história.

Já no comando de Jimmy Armfield, o time conseguiu chegar até a final da Liga dos Campeões da UEFA, onde foi derrotado por 2×0 pelo Bayern de Munique.

Assistido pelo preparador físico Don Howe, Armfield reconstruiu o time de Revie com algum sucesso, trazendo nomes como Tony Currie e Brian Flynn. 

Durante a sua administração o Leeds nunca terminou fora das 10 primeiras colocações da Primeira Divisão. Entretanto, a diretoria do Leeds encontrava-se impaciente por não ver o mesmo sucesso da época de Revie e acabou demitindo Armfield, que foi substituído por Jock Stein, que ficou apenas 44 dias no comando antes de sair para a seleção da Escócia. A diretoria voltou seus olhos para Jimmy Adamson, mas este não conseguiu conter o declínio do Leeds. Em 1980, Adamson se demitiu e foi substituído pelo jogador formado no Leeds e estrela inglesa Adam Clarke. Ele foi incapaz de manter o time competitivo e foi rebaixado à Segunda Divisão em 1981-1982.

O clube só voltaria a primeira divisão na temporada 89-90.

Na temporada 1991-1992 o clube conquistou mais uma gloria: o Campeonato Inglês foi conquistado pela 3ª vez pelo clube.



Em 2000, os Whites conseguiram chegar à semifinal da Copa da UEFA, mas foram parados pelo Galatasaray, em Istanbul. O Leeds perdeu o jogo, mas o resultado foi obscurecido pela morte de dois torcdores dos Whites: Christopher Loftus e Kevin Speight, que foram esfaqueados até a morte antes do jogo. Depois disto, uma vez por ano um minuto de silencio é praticado no jogo mais próximo à data do ocorrido.


 

Na temporada seguinte, o Leeds bateu todos os seus recordes de dinheiro gasto em transferências ao comprar o defensor inglês formado no West Ham Rio Ferdinand por £18 milhões. Ferdinand foi, então, nomeado capitão do Leeds, substituindo Lucas Radebe.

Em 2001, a equipe chegou à semifinal da Liga dos Campeões da UEFA, mas foi eliminado pelo Valencia. Nesta época, os Whites eram considerados, mais uma vez, um dos melhores clubes da Europa.

Depois da derrota para o Valencia, sua sorte mudou. Sob o mando do presidente Peter Ridsdale, o Leeds pegou empréstimos altíssimos com o prospecto de pagá-los com os direitos televisivos e patrocínios que viriam junto com a classificação para a Liga dos Campeões da UEFA da temporada seguinte e consequente progresso nesta competição. 

Com o dinheiro, o Leeds comprou Robbie Fowler e Seth Johnson por altos valores e gordos salários, dentre outros jogadores famosos na época. Por outro lado, o Leeds não conseguiu classificar-se para a Liga dos Campeões por míseros 5 pontos, perdendo a 4ª posição para o Newcastle United e, consequentemente, não recebeu a receita necessária para cobrir os empréstimos. A primeira indicação de que o clube estava com problemas financeiros foi a venda de Rio Ferdinand para o Manchester United por cerca de £30 milhões.

Apesar de todos os seus esforços, o Leeds foi rebaixado após 14 anos na mais alta divisão do futebol inglês.

Depois do rebaixamento um êxodo em massa aconteceu, visto que a grande maioria dos jogadores restantes do Leeds foram vendidos ou liberados para diminuir a alta folha salarial do clube. Estrelas como Mark Viduka, Dominic Matteo, Paul Robinson, Alan Smith e James Milner foram vendidos por valores incrivelmente baixos.

 Nesta época, o Leeds United foi forçado a vender o centro de treinamentos por £4.2 milhões e o seu estádio em outubro de 2004.

A diretoria finalmente vendeu o clube para Ken Bates por £10 milhões.

A temporada 2006-2007 começou muito mal com o Leeds concedendo muitos gols no final do jogo, e em setembro de 2006 o contrato de Blackwell como treinador expirou. John Carver ficou como treinador interino, mas sua gestão foi um desastre. Carver foi dispensado dos seus afazeres e Dennis Wise foi instalado como interino, sendo que um mês depois sua contratação como treinador permanente foi efetivada. Matt Kilgallon, uma das estrelas do Leeds, saiu em janeiro para juntar-se ao Sheffield United. Wise foi incapaz de manter o clube longe da zona de rebaixamento durante a maior parte da temporada, mesmo tendo em sua disposição uma gama de jogadores experientes emprestados. Com o rebaixamento praticamente certo, o Leeds, em 4 de maio de 2007, ainda levou uma penalidade de 10 pontos devido a irregularidades administrativas, o que oficialmente terminou por rebaixar o clube para a Terceira Divisão do futebol inglês.



A temporada 09-10 foi marcada por altos e baixos da equipe..

Contando até com uma vitória histórica sobre o Manchester United por 1á 0, em Manchester pela FA Cup.



Depois da eliminação para o Tottenham, na fase seguinte, o clube viu seu rendimento na terceira divisão nacional cair perigosamente...

Entre muitos tropeções, o time conseguiu o acesso para a segunda divisão somente na última rodada, em uma vitória de virada sobre o Bristol Rovers, por dois á um...



Depois de duas temporadas seguidas parando nos play Offs, o time terminava em segundo e garantia diretamente sua vaga para a segunda divisão da Inglaterra, onde está até hoje...

O clube vem de uma sequência de seis jogos sem vencer e despencou para a décima quinta colocação, quatorze pontos atrás do Cardiff City, segundo colocado e oito atrás do Blackburn, que ocupa hoje a sexta posição da competição, última que dá direito aos plays Off...



Mas temos uma novidade...

Foi finalizada nessa semana a compra do Leeds United pelo grupo de investimentos GFH Capital Limited e a partir de agora, 100% das ações do Leeds United Football Club Limited são do banco árabe. O acerto das negociações põe fim a uma era esquecível com Ken Bates no comando, no dia em que eram completados 95 meses da data em que o investidor comprou o clube, em 2005.

A GFH Capital, desde que já tinha a segurança de firmar o negócio, investia no clube antecipadamente. Com tudo acertado, a promessa é de investimentos massivos, como sofreram também Nottingham Forest e Cardiff City. 

 É mais um exemplo de um gigante que foi obrigado á adormecer por culpa de más adiministrações...

 Torcemos pela volta do clube à Serie A, de onde não deveria nunca ter saido, e consequentemente a volta de suas glórias...

Resurge Leeds... 








Nenhum comentário:

Postar um comentário